TODAS AS FLORES: A novela que prometeu NADA e entregou TUDO

young.
By -
0




ATENÇÃO: Este post contém informações sobre uma obra não concluída e não consumida por muitos. Leia por sua conta própria em risco! 






🎶


Bate outra vez

Com esperanças o meu coração

Pois já vai terminando o verão

Volto ao jardim

Com a certeza que devo chorar

Pois bem sei que não queres voltar

Para mim (amar)

Queixo-me às rosas

(Mas) que bobagem as rosas não falam

Simplesmente as rosas exalam

O perfume que roubam de ti, ai


🎵



🌸°» E era com essa abertura que começava mais um capítulo da novela "Todas As Flores"; trama do streaming, ela é uma produção Original Globoplay. Escrita por João Emanuel Carneiro, inicialmente seria produzida para a TV às 21h (com o título provisório de "Olho por Olho"), mas com os adiantamentos na fila do horário, acabou sendo escalada para o aplicativo oficial da Rede Globo, que tem produções originais da TV, do próprio app e algumas coisinhas a mais. É a segunda produção deste tipo de gênero lançado originalmente e especificamente para o streaming.


🌸°» A novela foi lançada oficialmente no dia 19 de outubro de 2022, com 5 capítulos lançados a cada semana e teve seu último lançamento 14 de dezembro de 2022, sendo fechada a primeira parte da história. Todas As Flores voltará a ser lançada a partir de abril, com novos capítulos e uma nova fase; ou seja, neste post estarei analisando apenas a parte I da novela, uma vez que é a única disponibilizada no momento. 


🌸°» Será exibida uma versão para a TV no segundo semestre pela própria Rede Globo, às 23h, ou seja, podemos dizer que Todas As Flores também é uma "Novela das Onze". 









Sinopse (fonte: Wikipédia):




🌺°» Maíra Valente (Sophie Charlotte) é uma jovem deficiente visual que foi criada pelo pai, Rivaldo (Chico Díaz), e acreditou durante toda uma vida que a mãe estivesse morta. Um dia, Maíra chega em casa e surpreende o pai discutindo com uma mulher: Zoé (Regina Casé), que revela ser sua mãe. Após uma série de acontecimentos, Maíra perde o pai e é convidada por Zoé para se mudar para o Rio de Janeiro. Este retorno repentino é na verdade um plano para que Maíra faça um transplante de medula para a irmã, Vanessa (Letícia Colin), no seu tratamento da leucemia.


🌺°» Logo que chega à Cidade Maravilhosa, Maíra se reencontra com a madrinha Judite (Mariana Nunes) Preocupada com as influências de Maíra, Judite tenta alertá-la e afirma que Zoé é uma má pessoa, envolvida em esquemas de narcotráfico e tráfico humano. Para todos, Zoé é uma mãe de família exemplar que ajuda pessoas necessitadas através de uma obra social, mas Judite sabe do real caráter de Zoé e, muito intuitiva, faz de tudo para proteger a afilhada da própria mãe.


🌺°» O principal ponto da rivalidade entre Judite e Zoé é Humberto (Fábio Assunção), um ex-morador de rua que conheceu e se relacionou com ambas, mas escolheu ascender socialmente pela desonestidade, tornando-se cúmplice de Zoé e sendo abandonado por Judite. Assim, casou-se com Guiomar Martínez (Ana Beatriz Nogueira), presidente da Rhodes & Co. Tailleur, uma das grandes lojas de moda do Rio de Janeiro. Da relação, nasceu Rafael (Humberto Carrão). Embora tenha conseguido enriquecer, Humberto nunca conseguiu ser feliz e vive relembrando os tempos da Gamboa e tentando retomar o romance com Judite, que também trabalha como costureira na Rhodes e consegue um emprego para Maíra como perfumista, no programa de inclusão social liderado por Rafael, que foi cego durante um período na adolescência. Os dois se apaixonam, sem Maíra desconfiar de que ele é o noivo da própria irmã. O quadrado amoroso entre Vanessa, Rafael, Maíra e Pablo (Caio Castro), filho de Judite, tem muitas surpresas e reviravoltas.


Tramas paralelas 


🌺°» Diego (Nicolas Prattes) é um rapaz que, após ter sua casa demolida, acaba indo morar na rua com a mãe, Dequinha (Kelzy Ecard) e os irmãos, Jéssica (Duda Batsow) e Biel (Rodrigo Vidal). Ele trabalha como garçom e, no fim de uma festa na Rhodes, acaba cuidando de Olavo (André Loddi), genro do promotor Luís Felipe (Cássio Gabus Mendes), irmão de Guiomar. Agradecido pelos cuidados, Olavo oferece uma carona para Diego e, inconsequente, acaba atropelando e matando uma mulher. Sem dinheiro, Diego recebe uma proposta tentadora de Luís Felipe: em troca de assumir a culpa do atropelamento, receberá cem mil reais e um ótimo advogado que o libertará da prisão em pouco tempo. A promessa não é cumprida e, ao descobrir que Dequinha foi assaltada, Diego atribui a culpa a Luís Felipe, que pensa que o acordo foi devidamente cumprido. Longe da família, Diego nutre ódio e garante que irá se vingar dos que lhe enganaram.


🌺°» Enquanto isso, nas ruas, Dequinha sofre um AVC e vê a sua família se desmembrar. Jéssica e Biel conhecem Galo (Jackson Antunes), um homem que diz cuidar e abrigar crianças de rua e indica Jéssica para a fundação Cinco Horizontes, que promete a jovens uma bolsa para capacitação profissional e ajuda financeira à família. Acreditando que receberá esta ajuda, Jéssica é enviada para uma fazenda e percebe que na verdade trata-se de uma espécie de fortaleza onde jovens são mantidos em cativeiro e submetidos a exames misteriosos, medicação indefinida e trabalho escravo. O lugar é cercado por guardas armados e cachorros treinados, tornando praticamente impossível uma fuga em massa.


🌺°» Ainda preso, Diego conhece Samsa (Ângelo Antônio), um homem que é rival de Luís Felipe e sabe que poderá contar com a ajuda do novato em seu plano de vingança. Poderoso, Samsa consegue a liberdade de Diego e o induz a se envolver com a esposa e a filha de Luís Felipe, respectivamente Lila (Naruna Costa) e Joy (Yara Charry), a partir da ajuda de sua esposa, Débora (Bárbara Reis), uma mulher sensual que vive um verdadeiro thriller com o marido.


🌺°» A trama ainda traz a grande família do segurança da Rhodes, Darci (Xande de Pilares), na Gamboa. Ele é casado com Chininha (Micheli Machado), uma aspirante a atriz, e se dá muito bem com a sogra e xará, dona Darcy (Zezeh Barbosa), que é também mãe da ex-atriz pornô e prostituta Mauritânia (Thalita Carauta). Expulsa de casa tempos atrás pela mãe, Mauritânia não acompanhou o crescimento da filha, Brenda (Heloísa Honein), mas sua vida muda ao ganhar uma herança inesperada de Raulzito, tornando-se assim sócia da Rhodes. Darci ainda é pai de Javé (Jhona Burjack), fruto de seu antigo relacionamento com Patsy (Suzy Rêgo), atual esposa de Raulzito, e abandonado por ela quando era bebê. Javé é apaixonado pela prima de criação, Brenda, que por sua vez faz de tudo para namorar Celinho (Leonardo Lima Carvalho), filho famoso dos sambistas Jussara Nascimento (Mary Sheila) e Oberdan (Douglas Silva).


Ficha técnica: 


🌼°» Emissora original: Globoplay

🌼°» Primeiro episódio: 19 de outubro de 2022 (Brasil)

🌼°» Gênero: Drama, Romance e Thriller

🌼°» Criador: João Emanuel Carneiro

🌼°» Idioma: Português 




🏵°» No elenco, conta com as participações de: Sophie Charlotte, Regina Casé, Letícia Colin, Mariana Nunes, Humberto Carrão, Caio Castro, Fábio Assunção e Nicolas Prattes nos papéis principais. 






Defeitos e Qualidades:



🌷°» Como toda obra, Todas As Flores tem seus defeitos e qualidades, mas vamos começar com o segundo. A maior qualidade da novela está no ritmo frenético e no elenco enxuto; com uma trama curta prevista para acabar com 85 capítulos, o nosso João Emanuel Carneiro teve a liberdade de poder focar total em seu núcleo principal, além de abusar de poucos núcleos, sendo assim, podendo contar a história de cada personagem sem deixar o enredo inchado ou arrastado. A condução da novela está excelente e o JEC (apelido do autor) vem dosando muito bem o gênero thriller e romance, tornando Todas As Flores num conto de fadas moderno com toques realistas e de suspense. 

🌷°» Outro ponto importante são as atuações: Sophie Charlotte está uma graça de mocinha, sua Maíra é um encanto e mesmo que sua personagem seja uma fofa, ela não é uma protagonista burra, ela saca tudo e todos, tanto é que ainda na primeira parte, a mesma descobriu boa parte dos podres de seus algozes. A dupla de vilãs, Vanessa e Zoé, interpretadas brutalmente por Letícia Colin e Regina Casé, também está uma coisa divina: Vanessa é deliciosamente caricata e má, a Letícia está super a vontade em cena e já nos presenteou diversas cenas hilárias e marcantes, um espetáculo. Já a Zoé faz um contraponto; de início, uma senhora cruel e implacável, mas foi só ela conhecer a sua outra filha Maíra, que a personagem logo passou por um processo de humanização e a Regina Casé imprimiu isso muito bem — mesmo que no início ela não tenha acertado no tom, já que foi só melhorar mesmo capítulos depois. 

🌷°» Nicolas Prattes também está dando um show de atuação com seu dramático Diego e melhorando a cada papel que é proporcionado; João Emanuel Carneiro também provou que sabe fazer humor e fez a Talita Carauta interpretar a cômica Mauritânia, uma mulher que vai do drama ao humor com facilidade e ainda fazendo uma dobradinha deliciosa com a Patsy/Paulette, interpretada por Suzy Rêgo. Destaque para as participações especiais de Ana Beatriz Nogueira, Nilton Bicudo e Kelzy Ecard; personagens que ficaram pouco tempo no enredo, foram essenciais para a história andar e seus intérpretes simplesmente tiraram leite de pedra e conseguiram se destacar. Boa parte do elenco também está muito bem, embora alguns tenham causado um certo estranhamento, como o caso de Humberto Carrão (Rafael, o mocinho) e Mariana Nunes (Judite) — essa conseguiu se destacar com seus bordões involuntários e sua relevância nos últimos capítulos da primeira parte. 





🌷°» Mas... como nem tudo são flores (perdão pelo trocadilho), Todas As Flores, infelizmente, padece de alguns defeitos não tão suportáveis, como o caso do núcleo do Oberdan, interpretado por Douglas Silva. Além de extremamente sem graça, o nosso "Jecquinho" fez o favor ainda de colocar um desserviço nesse arco, pois o personagem sofre de uma condição onde ele têm ereções 100% involuntárias e incontroláveis e uma doença jamais deve ser colocada como algo de humor. Sinceramente? Dispensável, as próprias vilãs e a Mauritânia já davam conta do recado no quesito cômico, esperamos que na segunda temporada, o núcleo do Oberdan seja removido da novela. Outra questão são os furos de roteiro: no capítulo em que Vanessa rouba a fórmula para culpar a Maíra, não tem absolutamente nenhuma câmera de segurança que tenha registrado. É sério que uma loja grande como a Rhodes não tem uma câmera sequer? Um furo não tão grave mas não menos importante foi o fato do núcleo da Vanessa ter ido para o futuro; vou explicar: passam-se meses, Vanessa tem seu filho mas os outros núcleos pararam no tempo? Há quem diga que isso foi um erro de continuidade e culpa da direção, mas ainda assim, não deixa de ser notório e incômodo. 





Antecedentes, semelhanças e referências:


🌻°» Por ser uma novela com enredo clássico e clichê (um clichê pesado e diferente, "rs"), Todas As Flores é recheada de semelhanças com outras obras, como o fato da protagonista Maíra ser cega, que nem na telenovela Esmeralda. O fato dela querer vingança no gancho da primeira fase para a segunda também, recurso utilizado em diversas tramas (e em todas do próprio autor João Emanuel Carneiro) e, claro, inspiração total no clássico O Conde de Monte Cristo. 

🌻°» Agora indo para a questão da antecedência, JEC resgatou elementos e plots de suas novelas passadas e fez do limão uma limonada, ao conseguir reproduzir eles com muita maestria e qualidade. Dentre eles, estão: 



• O fato da vilã principal sempre ser loira, sendo a marca registrada de suas novelas, Zoé e Vanessa — embora o tipo loiro da irmã de Maíra seja um mais escuro; 

• A trama da Mauritânia herdando tudo do Raulzito e ficando rica da noite pro dia lembra a história do Foguinho em Cobras & Lagartos, com algumas diferenças;

• A rivalidade entre Vanessa e Maíra lembra todas as rivalidades da mocinha x vilãs dos folhetins anteriores do João Emanuel Carneiro, principalmente, Da Cor do Pecado, onde em ambas as novelas as rivais disputam pelo mocinho;

• O tradicional casal de vilões onde a antagonista tem um amante também não escapou (Pablo e Vanessa). A trama que mais explorou isso antes de "TAF", foi Avenida Brasil, com Carminha e Max, embora as outras tramas do JEC também tenham tido; 

• A Maíra ficando dividida entre a Zoé e a Judite para saber quem está falando a verdade ou mentindo é uma clara alusão de Donatella e Flora disputando pela Lara. A diferença é que em Todas As Flores nós já sabemos desde o início quem é a boa e a má; 

• A filha de Mauritânia, Brenda, é claramente um reboot da Suelen de Avenida Brasil, no entanto, com menos destaque e sem o mesmo carisma;

• Assim como toda novela do JEC, "TAF" também tem um núcleo que destoa total do restante da história, que o caso do famigerado arco do Oberdan; 

• A tradicional virada do capítulo 100 também está presente em Todas As Flores, no entanto, como ela terá 85 capítulos, tal acontecimento ocorreu no 45, justamente o último da primeira parte. É a segunda vez que uma novela do JEC tem sua virada adiantada, tal ato ocorreu em A Favorita, onde ela teve sua reviravolta cortada para o 56. 



🌻°» Enfim, não faltam referências de outras novelas e obras em Todas As Flores e está tudo bem, isso deu uma riqueza ao enredo e fez com que ela se tornasse uma das melhores produções de 2022 (e, com torcida, será uma das de 2023). 








Desfecho 


Em tese, Todas As Flores merece todo o reconhecimento e aclamação que teve (ao menos a primeira parte, uma vez que a segunda está para ser lançada). Mesmo sendo uma produção pro streaming, é inegável suas qualidades nível horário nobre, além de fazer todo um contraponto com a atual novela das 21h, que inclusive, possui um post no qual eu tirei base para escrever esse, feito pelo nosso comentarista e novelista Bruno. Para quem não leu, recomendo. Então é isso, me despeço por aqui e até um próximo post. 



Post do Bruno 👇






Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!