RESENHA FEITA PELO COMENTARISTA E NOVELISTA: YOUNG
Hoje eu vim aqui falar de simplesmente uma das melhores telenovelas brasileiras de todos os tempos (ou a melhor) — na opinião de quem os escreve aqui: Força de um Desejo. Produzida pela Rede Globo, criada por Alcides Nogueira e escrita por Gilberto Braga com a co-autoria do primeiro citado, a trama foi um sucesso de repercussão, fenômeno de crítica mas um fracasso de audiência, o que não confere ou intervém na qualidade que essa obra possui. Eu, Young, finalizei esta produção recentemente e quero falar um pouco dessa novela que conquistou um lugar muito especial no meu coração noveleiro.
Basicamente e resumidamente: "Força de um Desejo" conta a história do amor impossível entre a ex-cortesã Estar Dellamare e do filho mais velho de um grande fazendeiro, Inácio Silveira, durante o século XIX e na época do segundo reinado (mais especificadamente, nos tempos do império de Dom Pedro II).
Mas... vamos falar um pouco da história de uma forma mais aprofundada para vocês se familiarizarem com a trama:
"Na distante década de 1860, Ester, uma menina de origem humilde, explorando sua inteligência e beleza inigualável, conseguiu se tornar a dona do bordel mais luxuoso do Rio de Janeiro, onde nobres e milionários vinham em busca de momentos inesquecíveis. O destino da jovem cortesã começou a mudar quando Inácio deixou Villa de Sant'Anna, próspera cidade do interior, rumo à Corte, amargurado com o pai, o poderoso Barão Henrique Sobral que, em nome de segredos do passado, maltratou Helena sua mãe. Desde o momento em que Ester e Inácio se conheceram, eles ficaram irremediavelmente apaixonados. No turbilhão de mudanças no cenário político e econômico da época – o declínio dos senhores do engenho e a ascensão dos cafeicultores, início do movimento abolicionista e ascensão da burguesia abastada - Ester e Inácio viveram um romance chocado não só pelas artimanhas do destino, mas também pelos vilões da trama. Devido a uma série de confusões, após a morte de Helena, Ester se casa com o Barão Henrique Sobral sem saber que ele era o pai de seu grande e único amor. Por outro lado, Sobral não sabia que Ester era a ex-cortesã que possuía o coração do filho mais velho. Ester, Inácio e o Barão Henrique Sobral são os personagens do principal triângulo amoroso do romance. O emaranhado fundamental de Força de um Desejo dá origem a outras histórias, como a rivalidade entre o Barão Henrique Sobral e Higino Ventura, um pobre ex-mascate que depois de muitos anos de ausência retorna à Villa Sant' Anna, milionário e disposto a destruir o barão, o homem que no passado, usando o poder do dinheiro, arrebatou Helena, o único amor de sua vida. Também se vê a guerra íntima de Abelardo, obstinado em querer ser igual a Inácio, seu irmão mais velho e sua paixão pela bela Alice que por sua vez se interessa por Inácio. Outros acontecimentos, como rivalidades, traições, intrigas, angústias de escravos e assassinatos misteriosos também dão movimento à história."
Fonte: Wikipédia (en español); tradução: Google.
Vamos começar falando um pouco da estrutura e do ritmo: Força de um Desejo sempre demonstrou ter uma narrativa correta e linear, tudo era bem organizado e as coisas aconteciam quando tinham que acontecer. Infelizmente ela foi tremendamente esticada, e de 179 capítulos previstos, saltaram para 227, fazendo com que a oportunidade de torná-la uma história enxuta seja perdida. Felizmente isso não atrapalhou no roteiro ou na construção qualitativa de Força de um Desejo, que saiu de cena como uma novela quase perfeita.
Sobre a qualidade técnica, acredito eu que foi uma das novelas bem dirigidas e bem feitas da Globo, sério. Figurinos belíssimos, cenários bonitos e que se aproximavam da época representada, você realmente se sentia nos anos 1800. A sonoplastia não deixa nada a desejar e a abertura é um show a parte; trilha sonora encantadora e muito bonita também.
Força de um Desejo foi exibida originalmente entre os anos 1999 e 2000, foi reprisada em 2005 e está sendo novamente reapresentada desde 24 de outubro de 2022, de segunda à sábado, no canal fechado Viva, do grupo Globo, às 15:30.
No mais, "Força de um Desejo" para mim foi uma das novelas mais encantadoras e bonitas que já vi, misturou romance, drama, ação, rivalidades, mistério e doses de humor muito bem, sem parecer um amontoado de coisas. Figura no meu top 10 dez telenovelas favoritas na segunda posição e, para quem gosta de tramas de época, RECOMENDO MUITO.
Postar um comentário
0Comentários