A História do significado por trás dos ''kkk/KKK''
Você provavelmente já escreveu vários ‘’k’’ para demonstrar risada, e provavelmente já foi três ‘’kkk’’, mas você sabia que esses três ‘’kkk’, que para nós é inofensivo, tem um significado sombrio lá nos Estados Unidos? Pois bem, vamos saber o que significa os três ‘’kkk’’.
O Ku Klux Klan, que também é conhecido por KKK, ou ‘’O Klan’’, é o nome de três movimentos distintos que existem nos Estados Unidos, passados e atuais, e que defendem causas reacionárias e extremistas, como a Supremacia Branca, o Nacionalismo Branco, a Anti-imigração e posteriormente, o Nordiscismo, o Anticatolicismo e o Antissemitismo, e históricamente foram expressos através de ataques terroristas voltados aos grupos indivíduos que eles se opõem.
Segundo registros históricos, o primeiro Klan surgiu lá no Sul dos Estados Unidos no final dos anos 1860, e deixou de surgir no início da década de 1870. Esse primeiro Klan tentou derrubar os governos estaduais republicanos no Sul durante a ‘’Era da Reconstrução’’, e foi especialmente através do uso da violência contra líderes afro-americanos. Muitos anos depois, em 1915, o segundo grupo do Ku Klux Klan foi fundado, e esse começou a atuar em todo o país, especialmente nas áreas urbanas do Centro-oeste e Oeste do país. O grupo se opunha aos católicos e judeus, e especialmente aos imigrantes que eram mais recentes, sendo que eles ressaltaram sua profunda oposição à Igreja católica. Essa nova organização adotou um traje assustador, com roupas brancas padrão, um chapéu em forma de cone, e usavam palavras de código semelhantes como as primeiras do Klan, além da prática de rituais de queima de cruz e desfiles em massa.
Uma das marcas registradas dessa época sombria, foi o linchamento de Jesse Washigton, que ficou conhecido através de uma foto de seu cadáver dependurado em uma árvore após ser queimado.
Se não bastasse o Ku Klux Klan ter marcado uma história triste nos Estados Unidos, também se espalhou em países afora, como na Alemanha (onde houve dois clubes, na década de 1920 e em 2012, chamados de ‘’Ritter des Feurigen Kreuzes’’ e ‘’Europäische Weiße Ritter des Ku Klux Klan’’, respectivamente), na Austrália, Fiji (apesar de suas operações terem sido rapidamente encerradas).
E no Brasil, também houve, mas por pouco tempo. Em São Paulo, o site de um grupo chamado Imperial Klans do Brasil foi encerrado, e o líder foi preso em 2003.
Postar um comentário
0Comentários