Bom, não precisa ser expert em música para saber que o "pop" é um dos gêneros musicais mais bem sucedidos da história e um dos mais consumidos entre a população jovem.
Pensando nisso, hoje decidi trazer mais sobre esse estilo que dê certo modo divide opiniões, gera tretas e é uma máquina de memes icônicos para a internet. Vamos ver algumas curiosidades, características desse gênero, sua origem, suas maiores influências, como ele se popularizou no Brasil e muito mais!
Let's Go!
O que é música pop?
Muito provavelmente se for perguntado para pessoas distintas o que elas vêem e entende como música pop, você obterá respostas distintas também. Isso acontece pelo fato desse conceito ser bastante flexível e está em constante adaptações e misturas com outros ritmos musicais.
Mas podemos observar características próprias do gênero "pop" que podem ser vistas com bastante frequência como: Canções de duração média - curta (2 a 3 minutos), escrita em formato básico (muitas vezes a estrutura verso - refrão), refrões a batidas repetidas, uso de autotune, coreografias com bastante movimentos, e letras que abordam temas universais (amor, paixão, traição, mentira, etc...).
Segundo os escritores David Hatch e Stephen Millward, a música pop pode ser definida como "Um conjunto musical que é destinguível da música popular, folclórica e Jazz". Sendo assim, a música pop pode ser realmente definida como um gênero que possui características próprias, é distinta dos outros gêneros musicais, mas pode haver misturas que acabam formando o que veremos mais na frente, os subgêneros do pop.
Quando foi criado o termo música pop?
O termo música pop foi criado no Reino Unido em meados dos anos 50 para definir o rock n roll e os novos estilos musicais que estavam surgindo naquela época, mas a partir de 1967 foi usado como oposição ao rock, uma divisão que gerou significado real às duas expressões.
Quais os subgêneros do pop?
Assim como o Rock, o pop tradicional também possui derivados do seu próprio gênero musical, é como se dentro desse estilo existisse vários subgêneros intercalados com outros gêneros ou manifestações musicais, então como prometido no outro tópico, eu mostrarei um pouco deles aqui com os cantores, bandas ou dj's mais conhecidos da suas respectivas áreas.
Dance - Pop (Lady Gaga)
Electro - Pop (David Guetta)
K - pop (BTS)
Pop Latino (Shakira)
Pop Punk (Avril Lavigne)
Country Pop (Dolly Parton)
Europop/dance (Dua Lipa)
Pop Rock (5 seconds of Summer)
Teen Pop (Ariana Grande)
Indie Pop (Lana Del Rey)
O subgênero que pode ser localizado os cantores mais conhecidos, é o "Dance Pop". Nele se encontra artistas de renome mundial como Lady Gaga, Justin Bieber, Beyoncé, Cristina Aguilera, Kesha, Madonna e uma lista imensa de bandas com inúmeros hits.
Quais são os artistas que mais impactaram o pop?
Esse tópico é um pouco polêmico, pois geralmente as pessoas ficam chateadas por tal artista não está sendo citado, porém aqui eu trabalho com pesquisas e não opiniões, por isso separei 3 cantores cruciais que marcaram ou modificaram o jeito de se fazer música pop.
1 - Elvis Presley.
(Eu sei que você deve está pensando nesse exato momento "Por que o rei do rock n roll está sendo mencionado numa categoria que deveria ser exclusivo para cantores do pop? Davi deve está louco!" Eu não estou e eu vou explicar o porquê.)
Como foi dito lá em cima, o pop antes de se tornar um gênero tão firmemente estabelecido e diversificado dentro do seu próprio nicho, era apenas um rótulo para classificar músicos e gêneros novos que viam surgindo durante a década de 50 e 60. Foi justamente nessa época que surgiu Elvis com sua espontaneidade, performances incríveis, estilo característicos, presença de palco, carisma e vitalidade que são imitados até o dia de hoje, isso é tudo o que um artista do meio pop deve/deveria ter!
2 - Madonna.
Egocêntrica, icônica e a frente do seu tempo. Isso foi o suficiente para ela se tornar "rainha do pop" e uma das cantoras mais conhecidas e bem sucedidas da história da humanidade.
Madonna começou sua carreira musical em 1978 passando por dois grupos musicais (Breakfast e Emmy), logo em 1982 ela assinou contrato com a gravadora "Sire" e em 1983 estreiou seu primeiro álbum de estúdio intitulado com o seu próprio nome, Madonna. Sua entrada para as rádios dos Estados Unidos foi praticamente instantânea, nunca se tinha visto algo assim antes, segundo Stephen Thomas Erlewine do portal Allmusic, o seu álbum de estréia definiu um novo padrão de dance - pop que se pendurou por mais de 20 anos.
Madonna possui dois dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, recordes na billboard, turnês com shows lotados, uma passagem assertiva na Super Bowl 2013, 7 grammys, singles de sucesso mundial como: Like a Virgin, Material Girl, Papa Don't Preach, Vogue, Hung Up, Frozen e muito mais.
Se isso não é ser uma "superstar" eu não sei o que é! mas talvez de todos os feitos comerciais que ela já conquistou, os mais valiosos sejam os feitos de direito humanos que ela adquiriu e proporcionou através de suas músicas.
Madonna nunca teve medo e nem vergonha de falar sobre sexo, sobre o corpo feminino e sobre a comunidade LGBT, coisas que talvez até hoje seja considerado tabu pela grande maioria da população.
Viva Madonna!
3 - Michael Jackson.
Chegamos na última parte desse tópico, eu não poderia fazer essa categoria sem colocar uma das personalidades mais icônicas produzida pelo mundo do pop, Michael Joseph Jackson, ou seja....
Michael Jackson!
Antes de ir para a carreira solo em 1971, Michael foi integrante de um famoso grupo musical chamado "The Jackson 5" junto com seus irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon.
Quando iniciou a sua jornada sozinho, Jackson não decolou de vez, ele foi alcançar realmente o estrelato em 1979 com seu quinto álbum de estúdio ( "Off The Wall"), a partir daí Michael já era considerado um fenômeno da música pop, os videoclipes de "Beat It", "Billie Jean" e "Thriller" receberam uma avalanche de críticas positivas por quebrar barreiras raciais e transformar o meio pop uma forma de expressar cultura e arte.
Querem números? Terão!!!!
Bad (1987) foi o primeiro álbum a produzir 5 singles número 1 na billboard, Jackson tem venda estimulada em 500 milhões de discos em todo mundo, Thriller vendeu 80 milhões, sendo assim o disco mais vendido de toda a história, possui 39 recordes no Guiness book e muito mais.
Quando as pessoas pensam em Michael, pensam logo em presença de palco, o clássico passo "moonwalk", seu videoclipe de "Thriller", suas roupas brilhantes em turnês internacionais e é conhecido por ter um coração gigante, estima se que ele seja o artista que mais fez doações em toda a história.
Em resumo: o cara é um baita cantor, um baita performer e um baita ser humano, ele é o rei do pop!
Quais são as maiores artistas pop no Brasil?
Muitos se diz que a nossa Pedro Álvares Cabral feminina (Anitta) foi a precursora do atual cenário do pop aqui no Brasil, isso até pode ser verdade, mas quero trazer aqui para vocês dois exemplos: uma Girl Band e uma artista feminina que reinaram nos anos 2000 com um estilo pop muito parecido com o que era comercial lá fora na época e fizeram o maior sucesso aqui no nosso país.
1 - Rouge.
Sim, eu sei que você já foi possuído pelo... Ritmo ragatanga!
A nossa spices girls brasileiras são o maior exemplo de pop bem feito dos anos 2000, elas tinham coreografias, músicas chicletes, refrões que grudam na cabeça, visuais e letras que falam sobre amor e dança.
Apesar das intrigas de anos que existem nos bastidores do "Rouge", elas retornaram em meados de 2016, fizeram algumas musicas e mesmo com uma integrante a menos, fizeram uma turnê pelo Brasil que foi o maior sucesso de vendas. isso que é persistência!
2 - Kelly Key.
A nossa Barbie brasileira fez história nos anos 2000, afinal ela é dona de um repertório maravilhoso, "Baba", "Adoleta", "Cachorrinho", "Anjo" e outros vários sucessos que eu tenho certeza que você já ouviu, foi reproduzida pela Britney Spears carioca.
Kelly diz que suas maiores expirações musicais são a Jennifer Lopez, Britney Spears e Madonna, ou seja, não poderia sair coisa melhor da nossa diva teen que tem suas músicas navegando pela internet até os dias de hoje.
Atualmente, o cenário pop no Brasil é bastante sastifatório, vemos quase que semanalmente videoclipes de nível mundial sendo lançado por artistas como Luisa Sonza, Ludmilla, Glória Groove, Pablo Vittar, Iza e muito mais, e como estamos falando da atualidade, não podemos deixar de citar o principal destaque de abrir as portas e levar esse gênero musical pelo Brasil todo, a Anitta.
Anitta.
Você gostando ou não, Anitta é um dos maiores exemplos de que persistência e ousadia pode nos levar a lugares inimagináveis. Só esse ano ela entrou 3 vezes no Guiness book por ganhar prêmios que grandes astros da música pop como Taylor Swift já ganhou, ela é um dos maiores sucesso da música latina atualmente e foi a primeira artista a levar esse "Pop Funk brasileiro" para o mundo.
Desde a época do "Furacão 2000", já se notava uma coisa diferente na Anitta, a começar pela sua voz que é praticamente um sussurro para os nossos ouvidos, ela prometeu levar o Brasil para o mundo e ela conseguiu. Por isso... vc merece Anitta, vc merece!
Torçam para ela ganhar o grammy
É isso pessoal!
Primeiramente quero agradecer ao moderador desse blog por ter me dado uma chance de mostrar um pouquinho do que é a música pop, pois é uma coisa que eu gosto muito e sempre quis falar sobre.
Eu sei eu sei, faltou vários artistas, faltou várias citações e tudo mais. Mas quem disse que não pode haver parte dois? Fica no ar!
Amo vocês!
Postar um comentário
0Comentários