Terror: As Facetas do Medo

Davi Angel
By -
0

 




Medo, angústia, ansiedade, pavor, falta de ar... Não, não estou falando dos sintomas do COVID 19. Estou falando das diferentes sensações que você pode sentir ao consumir algum produto relacionado a um dos gêneros literário e cinematográfico mais famosos e polêmicos do mundo da arte e entretenimento: terror. Hoje iremos aprender um pouco sobre esse gênero tão consumido hoje em dia. 

VAMO NESSA!!!!!!!!


 
Quais são as definições da palavra terror?

1 - DEFINIÇÃO GERAL
No sentido mais cru da palavra, terror pode ser descrita como uma sensação de medo muito intensa. Esse medo pode ser causado por uma perturbação angustiante do espírito devido a um risco real ou imaginário como ter medo de espíritos por exemplo.

2 - DEFINIÇÃO ARTÍSTICA
Na arte, o terror pode ser definido como um gênero literário, musical e cinematográfico que visa produzir obras que causem pânico e pavor intenso. Geralmente são utilizados recursos como lendas folclóricas, coisas relacionado ao mundo espiritual, assassinos, psicopatas, bandidos, monstros fictícios e outros inúmeros artifícios para produzir várias sensações ruins e chegar num resultado sastifatório.

Quando e onde surgiu o terror?

Para falar do surgimento de terror, separei esse tópico entre duas partes: literatura e cinema. Cada parte irá contar como surgiu e se popularizou esse gênero em suas respectivas áreas. 

1 - TERROR LITERÁRIO

A partir do século 18, o pensamento racional ganhou força com o iluminismo liderado pela elite intelectual europeia. Foi nesse período que surgiu o que podemos chamar de literatura "gótica"que é quando são apresentados elementos sobrenaturais como os fantasmas e outras criaturas que conhecemos hoje.

 Antes não se tinha conhecimento do que era sobrenatural, pois qualquer coisa fora do normal era interligado à vontade divina, porém a partir do momento que os humanos começaram a ver o mundo de uma maneira mais natural, isso mudou completamente. Venho aqui lhes trazer alguns exemplos de livros que ditaram a maneira de escrever terror e possuem neles elementos que são utilizados até hoje.

SÉC XVIII - FANTASMA

("O Castelo do Otranto" foi escrito em 1764 e é considerado o primeiro livro de romance gótico por utilizar vários elementos sobrenaturais)

Essa obra usa e abusa de recursos como visões fantasmagóricas, fatos inexplicáveis e paixões ilusórias. Os elementos presente nesta livro serviu como inspiração para outros autores importantes da área como Edgar Allan Poe, Bram Stoker, entre vários outros.

SÉC XIX - CIÊNCIA 

(De Mary Shelley, "Frankenstein" é o livro pioneiro em misturar o mundo do romance científico e o mundo do gótico, o que acabou resultando em uma obra clássica de terror)

Escrito em 1818, a obra possui clara influência da ciência, pois o monstro criado por Victor Frankenstein ganha vida através justamente de um experimento científico. 

Mary usou como inspiração as experiências de Luigi Galvani, quer era constituída em aplicar carga elétrica em corpos já mortos.


SÉC XIX - VAMPIRO

(Produzido em 1897 por Bram Stoker, "Drácula" foi um dos responsáveis por popularizar a cultura gótica e a figura do vampiro)

Outro clássico do século 19, é o "Drácula". Além de ser responsável por popularizar a figura do vampiro, a obra usou elementos que foram utilizados com exaustão em obras posteriores ao retratar seres soturnos.

SÉC XX - CARGA DRAMÁTICA 

("O exorcista" escrita por Wiliam Peter Blatty em 1971 popularizou o fato de colocar carga dramáticas nós personagens)

Apesar da possessão sendo retratado nesse livro, o diferencial dessa obra é o fato de ela trazer uma carga emocional e dilemas sobre os personagens. Foi graças a isso que "O Exorcista" se tornou tão importante para o nicho do terror na literatura.

DESTAQUES

Chegamos ao fim desse sub tópico falando um pouco sobre o terror retratado na literatura. Infelizmente não consegui citar todos os livros detalhadamente porque o post ficaria mais grande do que ja irá ficar. Por isso separei em especial 3 livros aqui que foram responsáveis por popularizar outras figuras queridas pelo o público do teror.

1 - IT - A COISA (1986).
Responsável por popularizar a figura do palhaço no terror.

2 - MALLEUS MALEFICARUM (1487).
Não é exatamente um livro, porém foi um dos primeiros documentos que retrata e fala sobre bruxas.

3 - A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1974).
Um dos primeiros livros a falar sobre zumbi.


2 - TERROR CINEMATOGRÁFICO

(Cena emblemática do filme "Nosferatu" de 1922)

Quando pensamos em filmes de terror, obras clássicas do gênero podem surgir na nossa mente como O Exorcista (1973), O Iluminado (1980), Pânico (1996), Hora do Pesadelo (1984) e muito mais. Nesse sub tópico vamos saber mais um pouco sobre o surgimento do terror no cinema.

PRIMEIRO FILME DE TERROR

(Cena do primeiro filme ou gravação de terror da história "O castelo do Demônio" de 1896).

O primeiro filme ou gravação de terror ao qual se tem registro é "O Castelo do Demônio" de 1896. De George Méliés, o filme surgiu com apenas 2 minutos de duração e conta a história de Melistófeles e os temores da virada do milênio.

INSPIRAÇÃO NA PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Alguns anos depois o mundo foi abalado por diversas crises e guerras, isso influenciou diretamente o gênero. Em 1919, depois da primeira guerra, a Alemanha passava por um período extremamente difícil e foi aí que surgiu o expressionismo alemão. Os filmes que pertencem a esse movimento foram caracterizados por cenários destorcidos, Personagens com maquiagens carregadas e filmagens que se aprofundam dessa deformação. Alguns exemplos são:

Drácula, 1931.

O Gabinete Do Dr.Cagilari, 1919.

A Morte Cansada, 1921.

O Estudante de Praga, 1926.

Nosferatu, 1922.

Não se passando muito tempo, o cenário mundial piorou drasticamente com a segunda guerra mundial e ela, assim como as crises que antecederam, influenciou diretamente na sétima arte. Com as mudanças que vinham acontecendo em relação ao papel das mulheres na sociedade, começaram a surgir as vilãs nos filmes da época como Pérfida (1941), Pacto se sangue (1944) e Á Meia Luz (1944).

Além dos horrores da guerra, o uso de armas nucleares e seus efeitos devastadores nas cidades de Nagasaki e Hiroshima chocaram o mundo. Como consequência, filmes que usavam monstros para destruir ou assustar cidades inteiras se popularizaram. Os dois  exemplos mais clássicos são:

GODZILLA (1954)


A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)


Nessa época o cinema começava a ganhar cores e o sangue começou a dar as caras nos filmes do gênero. Banquete de Sangue (1963) é conhecida por ser um marco no gore (subgênero do terror).

BANQUETE DE SANGUE (1963).


Nos anos 70 a inspiração relacionado a guerras já tinham passado, agora o foco era os casos chocantes que estavam super em alta na época. Um dos casos mais famosos é da família Manson, uma ceita que era responsável por vários assassinatos, incluindo o de Sheron Tate que era uma atriz consagrada e esposa do diretor Roman Polanski. Como resultado vários filmes de terror se inspiraram diretamente no caso como: Aniversário Macabro (1972), Amargo Pesadelo (1972), O Massacre da Serra Elétrica (1974) e a Quadrilha dos Sádicos (1977).

AMARGO PESADELO (1972). 


Entrando na década de 1980, os filmes de terror começaram a ganhar ícones contemporâneos como Freddy Krueger, Jason e Chucky. Com a tecnologia em acessão, muitas clássicos se beneficiaram como a trilogia original de Alien, O Oitavo Passageiro e Um Lobisomem Americano em Londres (1981).

ALIEN, O OITAVO PASSAGEIRO (1979).


Na década de 1990 apenas se deu continuidade daquilo do que já havia se estabelecido nas outras década no terror, porém foi onde o thriller psicológico foi ganhando força.

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991).


Chegando no século 21, o atentado as Torres gêmeas em 2001 trouxe a sociedade novamente um sentimento de estarmos vivendo em tempos apocalípticos. Isso resultou em Madrugadas dos Mortos (2004) e filmes que apostavam em tortura extrema como Jogos Mortais (2004) e O Albergue (2005) por exemplo.

O ALBERGUE (2005).

Na década de 2010 começaram a surgir filmes de terror com uma nova pegada. Se trata de dramas mais realistas e dramas persistentes carregadas de questões políticas e sociais.

HEREDITÁRIO (2018).



Quais são os subgêneros do terror?


Com mais de 100 anos de história, não deve ser nenhuma surpresa saber que o terror já passeou por várias áreas do entretenimento, por isso separei aqui nesse segundo tópico alguns subgêneros do terror e a explicação de cada um.

1 - BODY HORROR

Body horror tem como objetivo escancarar violência com o corpo humano. Elas podem constituir desde mutilações, zumbificações, doenças ou transformações não naturais, por exemplo. Resumidamente qualquer forma de machucar o ser humano pode está dentro dessa categoria.

Filme mais famoso:


O Bebê de Rosemary (1968).

2 - FOUND FOOTAGE

A premissa desse subgênero é a de gravar filmes que passem um ar documental. Geralmente, a filmagem é feita por apenas uma câmera. O ideal é que pareça que os próprios personagens estejam fazendo a gravação, por isso muitas vezes esses filmes são de baixo orçamento.

Filme mais famoso:


Atividade Paranormal (2007).

3 - GORE

Também chamando de Splatter, os filmes desse subgênero são conhecidos por conter muita violência e conteúdos perturbadores, como sangue, torturas e vísceras em abundância. No geral, tem como objetivo causar mal estar e desconforto no telespectador.

Filme mais famoso:


Jogos Mortais (2004).

4 - PSICOLÓGICO

No terror psicólogico, não são utilizados tantos recursos visuais, mas sim os mentais. O objetivo desse é criar um desconforto psicólogico e causar muito incômodo.

Filme mais famoso:


O Iluminado (1980).

5 - SLASHER

O subgênero Slasher constitui em um enredo no qual pessoas foge de um assassino em série que geralmente tem uma história de traumas ou transtornos psicológicos. Eles também contam com baixo orçamento.

Filme mais famoso:


O Massacre da Serra Elétrica (1974).

6 - SOBRENATURAL 

 Sobrenatural é composta por elementos como demônios, assombrações, exorcismo, vampiros e lobisomens. O objetivo é causar medo por meio geralmente de imagens satânicas.

Filme mais famoso



O Exorcista (1973).

7 - THRILLER

O subgênero thriller é o responsável por trazer uma carga de suspense á trama. Ele é caracterizado também por sempre carregar um elemento surpresa, escondendo durante a maior parte do tempo informações importantes da audiência.

Filme mais famoso:


Psicose (1960).

8 - TRASH

Por último (mais não menos importante) temos o polêmico trash. Particularmente meu gênero preferido se baseia em ser tosco de propósito usando de artifícios como enredo ruim, atuações mal feitas e as vezes efeitos especiais péssimos.

Filme mais famoso:


Arrasta-Me para o inferno (2009).

Os filmes de terror mais polêmicos de todos os tempos

Como foi dito algumas vezes, os filmes de terror tem o propósito de causar desconforto na audiência, seja por uma trama tensa, imagens perturbadoras ou temas pesados. Porém alguns filmes passaram desse limite e além de causarem medo, causaram revolta e indignação, confira essa lista que eu separei dos 3 filmes mais polêmicos da história.


3° O EXORCISTA


Talvez o filme mais citado desse post não poderia ficar de fora desse tópico por simplesmente ser um dos filmes mais controversos de toda história cinematográfica. 

Tudo começa com o fato de "O Exorcista" possuir uma grande variedade de fatos estranhos que aconteceu na vida real envolvendo as pessoas que estiveram tanto por atrás quanto na frente das câmeras. Isso incluí a morte do irmão do ator que fazia o Padre Merrin, a morte do bebê de uma mulher que era assistente de câmera, o cojunto de filmagens que pegou fogo de forma misteriosa e após uma semana do lançamento do filme, o ator que fazia o Padre Dennings vir a falecer. 

Além disso o filme sofreu uma forte reprovação das igrejas católicas ao qual acusaram a produção de ter inúmeras  mensagens subliminares ligadas ao demônio!

2° HOLOCAUSTO CANIBAL


Talvez esse seja o filme mais cabuloso de que se tem notícia.

Além do gore extremo presente, o filme possui várias cenas de violência sexual e crueldade genuína com os animais, devido a isso a obra foi proibida em mais de 50 países.

Para vocês terem uma noção durante sua exibição na salas de cinemas na França em 1981, a revista "Photo" sugeriu que certas mortes expostas na obra eram de corpos reais. Depois da publicação do artigo, os tribunais franceses acreditavam que os atores que participaram da equipe de cineastas e a atriz nativa que apareceu na cena de empalamento (ao qual lhe foi atravessado um tronco do ânus a boca),  tinham sido mortos de verdade nas filmagens.


1° COBAIA 2: A FLOR DE CARNE E SANGUE

Essa daqui é tão gore que nem a imagem tive coragem de colocar.

O filme japonês não é um dos mais conhecidos, porém isso não o impediu de ter inúmeras polêmicas ao começar por: Charlie Sheen (ator) logo após assistir ao filme, se convenceu de que aquilo se tratava de um filme Snuff retratando o assassinato real e desmembramento de uma mulher real e denunciou as autoridades, para ser mais específico... FBI!

Mas antes de tudo isso acontecer, o serial killer Tsutoku Miyasaki sequestrou, mutilou, assassinou quatro meninas e molestou sexualmente seus cadáveres. Miyasaki supostamente reecenou cenas de "Cobaia 2" e supostamente alegou ter sido inspirado por tal mídia. No entanto, a grande culpa foi colocada em toda cultura japonesa por "criar uma sociedade que gerou tal mentalidade (violenta)".


Minha relação com o terror


Minha relação com o terror não é algo muito forte. A primeira série do gênero que eu consumi foi "The Walking Dead" e o primeiro filme que eu me lembre foi "Boneca Assassina".

Eu sou uma pessoa que apesar de não está envolvida totalmente com esse mundo, sempre o admirei, sempre busquei trazer quando eu escrevia histórias na minha cabeça. Eu não consumo muito por questão de medo, porém as vezes que eu tive contato me fascinou de certa forma.

"Mas se você não é chegado ao terror, por que você fez esses post?" Porque eu quero explorar coisas novas e acho que fazendo algo que me incentiva a pesquisar, escrever e imaginar é muito bom. Eu aprendi muita coisa aqui, algumas muito interessantes como a questão da guerra.

No mais acho que o "terror" é uma forma de arte que expressa o lado criativo e sombrio da mente humana, muitas coisas do que estão inseridas nesse gênero são coisas que retratam a realidade, só que de forma lúdica e especial.

No mais muito obrigado a você que leu até aqui e conheceu cmg um pouco mais desse gênero chamado...

TERROR!!!!!








Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!