CRITICANDO O olho

Fofão
By -
0

 


Resenha feita por TANG

Bom, tenho muitas coisas para falar sobre o conto "O Olho" de autoria do nosso amigo fofão, de modo que vou dividindo minhas opiniões por categorias.

Trata-se de uma distopia com requintes de ficção científica. Um universo (guarde essa informação) onde o governo passa a controlar todas as informações através de tecnologia. E a população fica a mercê de um sistema totalitário onde tudo o que se sabe sobre o mundo e todas as coisas se limite somente ao que uma pequena elite decide expor ao resto das pessoas. E a verdade fica encoberta. A única coisa que salvaria as pessoas dessa situação seria os livros físicos, pois esses são impressos e duráveis, não dependendo de tecnologia para sua existência e eficiência (diferente dos e-books), mas essa corporação deu um jeito de acabar com todos os livros físicos e assim, dando início a um plano de controle populacional maior e definitivo.

A narrativa não seguirá um único percurso. O que nós vemos são transições entre passado, presente e futuro. No início mostrando a resistência de algumas pessoas ante a essa corporação, propaganda o uso de livros físicos como único meio de escape; no presente, vemos que a ditadura agora é total e aqueles que representam oposição são imediatamente liquidados e seus livros, queimados; e no futuro, vemos que o plano da corporação foi bem-sucedido e uma nova teologia está prestas a ser propagada, algo que irá tirar do mercado qualquer outro aparelho tecnológico que estivesse ultrapassado. E o controle, agora seria total.

Aplausos ao autor que em seu texto fez questão se ressaltar a importância dos livros físicos, impressos e tradicionais. Já expus minha opinião aqui no MP tantas vezes e todos sabem o que penso de livros digitais. Acho que eles são horríveis e jamais irão substituir o papel. Além de não serem inteiramente da posse de seus usuários. Uma vez que dependem de um aparelho tecnológico para ler seus livros. E em um mundo controlado por um governo ditador, esses aparelhos seriam facilmente corrompidos. 👀

Há muitas referências neste conto há outras obras publicadas aqui no MP, indicando que existe um universo compartilhado entre essas histórias. Sendo citadas como se fossem obras literárias. E isso é um detalhe interessante ao que o autor apresentou no final de seu conto. Sem dar spoiler, mas existe a presença de um multiverso aqui. Coisa que o autor conseguiu fazer de modo coerente em poucas palavras. Um grande mérito.

Diferente do que o autor demonstrou antes de publicar sua obra, o final da história não deixa pontas soltas, o universo é construído de maneira clara e objetiva, fazendo transições temporais e trabalhando seus personagens sucintamente, mas de modo esclarecedor. Fico honrado em fazer parte dessa história através de referências. Considero um verdadeiro presente que lembrarei com carinho ❤️

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!