A Favorita – a novela antes da novela

Tang
By -
0

E acabou-se a reprise de "A Favorita" (2008), essa que foi um grande sucesso de audiência e repercussão em sua exibição original; finalizando recentemente sua primeira reprise sendo considerada pela Globo bastante satisfatória para os padrões atuais.


Essa novela subverteu a maneira de se contar uma história como era feita tradicionalmente aqui no Brasil.

Em A Favorita, não foi revelado ao público quem era a mocinha e quem era a vilã da história. Recorrendo a analogias, com um texto inspiradíssimo e muito bem escrito, João Emanuel Carneiro brincou com o telespectador apresentando uma Donatela rica e fútil como sendo a possível vilã, e uma Flora pobre e injustiçada como sendo a possível mocinha da história. Claro, em determinado momento ficamos sabendo quem realmente estava falando a verdade e quem estava mentindo. Mas até chegar nesse que é considerado um dos maiores "plot twists" das novelas, o autor conseguiu enganar boa parte de seus telespectadores.

Mas, já haviam detalhes na história que entregavam qual delas estava mentindo. E mais do que isso, a vinheta de abertura entregou até mesmo quem era a assassina de Marcelo (homem disputado pelas duas protagonistas na primeira fase da novela). Mesmo que de maneira indireta, a direção artística da emissora já havia deixado esses detalhes para que o público pudesse montar o quebra-cabeças e assim, descobrir qual delas é a verdadeira vilã da história.

Como isso foi feito?

A Abertura; Aqui nós vemos um teatro de sombras, narrando a jornada de Flora e Donatela, desde a infância até a fase adulta. Como hoje sabemos de todos os acontecimentos que antecederam a trama central, podemos concluir que Flora representa o lado negro e Donatela o lado branco.


A história começa após Donatela ficar órfã e ser adotada por Sr. Pedro. 

A filha legítima de Pedro, Flora, passou a nutrir um sentimento de obsessão pelo nova "irmã", sentindo inveja de absolutamente tudo o que Donatela tinha, e também de tudo o que ela foi conquistando ao longo da vida.

Mas esse sentimento estava reprimido até então, tanto que nesse vinheta podemos perceber que as duas eram melhores amigas e viviam brincando juntas


Cresceram, e ao lado do empresário Silveirinha elas criaram uma banda sertaneja de sucesso, "Faísca e Espoleta", e ficaram conhecidas nacionalmente por cantarem um versão feminina, bem caipira, do clássico "beijinho doce".

Mas, aqui já haviam indícios de que a banda foi encerrada por algum motivo. Nota-se que Flora e Donatela tiveram alguns atritos, pois ambas viraram o rosto para lados opostos, indicando o encerramento da banda e o fim da amizade das duas irmãs.



Logo após, podemos observar a enorme fábrica de papel da família Fontini, indicando que Donatela optou em ir para São Paulo para viver seu romance em paz com Marcelo. 

Porém, Flora se meteu entre os dois, criando assim um fatídico triângulo amoroso.



Flora ficou grávida, levando a melhor nessa disputa. Mas, Donatela continuou lutando para viver esse amor, fazendo com que Flora fique ainda mais obsessiva. A vilã passa a importunar ainda mais o romance de Donatela com Marcelo.



Na reta final da novela descobrimos que Lara não era filha de Marcelo, portanto, não era herdeira da fortuna dos Fontini. Marcelo descobriu o plano de Flora e ameaçou desmascarar a vilã, fazendo com que ela tome uma atitude drástica; Flora matou Marcelo com três tiros.

PS: nota-se que o tiro partiu claramente do lado que representa a Flora, portanto, tivemos uma dica clara de quem era a verdadeira vilã desde o primeiro capítulo.



O plano era incriminar Donatela, porém, deu tudo errado. Flora acabou sendo presa, recebendo uma condenação de 18 anos. E Donatela adotou Lara, pois a menina supostamente era filha de Marcelo, o grande amor de sua vida.


E por fim, após cumprir sua pena em liberdade, Flora passa a atormentar Donatela novamente, mas, agora, jurando inocência. E tentando a qualquer custo se reaproximar de Lara para enfim conquistar a confiança da filha; aqui, nós temos o início da trama central.

PS: a figura na imagem tanto representa Lara, quanto Zé Bob. Portanto, nós podemos concluir que as duas rivais irão novamente disputar o amor do mesmo homem.



E assim, percebemos que a direção artística da emissora foi genial ao produzir essa abertura. Pois nos contou com detalhes tudo o que houve entre as duas protagonistas lá no passado. E ainda nos entregou quem era a verdadeira vilã da novela. Acontece que o público da época não pescou essas dicas, tanto que foi um baita choque quando enfim foi revelado que Flora é a assassina da história.


A Favorita é uma novela sem igual!

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn more
Ok, Go it!